Muito comum na traumatologia esportiva, a infiltração é um procedimento comprovadamente eficaz que consiste na aplicação de injeções, que são aplicadas em áreas como ligamentos, tendões e músculos, entre outras. Devido ao mau uso desse recurso de tratamento ortopédico, durante muitos anos as pessoas ficaram em dúvida sobre a sua efetividade. No entanto, com o avanço da tecnologia na medicina, hoje é possível dizer que se trata de um procedimento muito seguro.
De forma geral, a infiltração é muito utilizada na traumatologia esportiva porque os atletas são os que estão mais vulneráveis às lesões musculares e nos tendões, como também à alguns problemas nas articulações. O objetivo, com esse recurso, é tratar da patologia diretamente na área afetada. Ela é utilizada, basicamente, para o tratamento de lesões e inflamações e serve para diminuir ou eliminar as dores no local.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira no restante do artigo todas as dicas e informações que trazemos para você! Veja abaixo:
O que é infiltração?
O método consiste na aplicação de injeções que podem ser aplicadas nos músculos, tendões, ligamentos e outras áreas do corpo, como joelhos, quadris e ombros. O procedimento é realizado por um especialista em ortopedia e traumatologia, que aplica primeiro um anestésico local e, em seguida, o medicamento – que tem como objetivo acabar com a dor, causada por lesão ou inflamação.
Quando é preciso recorrer ao método?
Vale ressaltar que, em todos os casos, é o médico especialista quem deve indicar o procedimento. Assim sendo, geralmente os médicos optam por tal recurso após um diagnóstico preciso e sempre avisando ao paciente quais são as vantagens e desvantagens desta opção. Como dito anteriormente, as injeções podem ser aplicadas no quadril, ombro ou joelho com o propósito de acabar com a dor sentida pelo paciente.
Ela é eficaz para estimular a cicatrização de tendões?
Sem dúvidas, o procedimento é mais utilizado para tratamentos nos tendões do que em outras partes do organismo. Nesse aspecto, vale ressaltar que atualmente já existe um método plasma rico em plaqueta (PRP), que tem se mostrado eficaz no sentido de estimular a cicatrização de tendões inflamados ou degenerados. O tratamento é eficiente principalmente para eliminar as dores agudas que os pacientes com algum problema nos tendões sentem.
Quais medicamentos são utilizados no procedimento de infiltração?
Diversos são os medicamentos que podem ser injetados nestas áreas. Entre eles estão:
- Anestésico local, que serve para confirmar a origem da dor e é utilizado, geralmente, em pacientes que apresentam dor crônica;
- Anti-inflamatórios, que são aplicados para tratar a inflamação, que, por sua vez, é a fonte das dores e incômodos que o paciente sente;
- Corticoides (derivados de cortisona), que atuam como anti-inflamatório, imunossupressores e reguladores do organismo;
- Derivados de ácido hialurônico, que são, geralmente, utilizados para atrasar o avanço de problemas como artrite e artrose, visto que estimula a criação de uma película protetora.
Quer saber mais sobre o assunto? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre infiltração e outros problemas relacionados à ortopedia. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.
Uma resposta